(45) 3231-2802 - Santa Tereza do Oeste - PR, 85825-000
Acompanhe a Altha Cor no Facebook

Problemas na superfície

Bolhas na alvenaria

Causa 1: Podem ocorrer quando for aplicada massa corrida PVA em exteriores e locais onde tenha contato direto com a água, pois o produto é indicado apenas para superfícies internas.

Correção: Remover através de raspagem toda a massa corrida PVA. Aplicar Coral Fundo Preparador de Paredes. Aplicar Massa Acrílica Coral Dulux.

Causa 2: Em repintura sobre tinta de má qualidade ou excesso de camada de tinta, a umidade da tinta nova pode se infiltrar na antiga e provocar bolhas.

Correção: Raspar, remover e lixar as áreas afetadas. Aplicar uma demão de Fundo Preparador Coral Dulux. Repintar.

Calcinação

São manchas que aparecem nas superfícies pintadas, provocando descascamento ou destruição da tinta látex.

Geralmente são dois tipos:

Causa 1: Pela alcalinidade natural do cal e do cimento que compõe o reboco. Essa alcalinidade, na presença de certo grau de umidade, reage com acidez característica de alguns tipos de emulsão.

Correção: Raspar, escovar ou lixar a superfície, eliminando as partes soltas. Aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes Coral Dulux. Aplicar acabamento.

Causa 2: Pelo ataque através do intemperismo a tinta vai se deteriorando.

Correção: Raspar, escovar ou lixar a superfície, eliminando as partes soltas. Aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes Coral Dulux. Aplicar acabamento.

Obs.: Em caso de reboco novo, deve-se aguardar a sua cura/secagem (no mínimo 30 dias).

Crateras

Causa: Ocorrem quando na diluição se emprega solventes não apropriados, por contaminação da tinta, do material de pintura ou das superfícies por graxas, lubrificantes ou água etc.

Correção: Remover toda a película de tinta e aplicar o sistema de pintura.

Desagregamento

É o descascamento da pintura da superfície juntamente com partes de reboco, tornando-se esfarelado:

Causa: Ocorre quando a tinta é aplicada sobre superfície de reboco novo não curado, ou quando há infiltração de umidade.

Correção: Reparar partes soltas. Corrigir as imperfeições profundas do reboco. Aplicar uma ou duas demãos de Fundo Preparador de Paredes Coral Dulux.

Obs.: Em caso de reboco novo deve-se aguardar a sua cura/secagem (no mínimo 30 dias).

Descascamento

Pode ocorrer quando a pintura for executada diretamente sobre superfícies pulverulentas (pó) como: caiação, partes soltas, reboco novo não selado ou gesso.

Causa: A aderência da tinta sobre a superfície pulverulenta não é boa, ocasionando o descascamento.

Correção: Raspar ou escovar a superfície até a remoção total de partes soltas ou mal aderidas. Aplicar uma ou duas demãos de Fundo Preparador de Paredes Coral Dulux, ou Coralgesso, no caso de superfícies de gesso. Repintar.

Eflorescência

Aparecem manchas esbranquiçadas na superfície pintada:

Causa: Acontece quando a tinta foi aplicada sobre reboco úmido ou devido à infiltração. Isso ocorre devido à migração de umidade do interior para o exterior em paredes de reboco novo ou velho, cimento, fibrocimento, tijolos etc., carregando consigo sais solúveis. Enquanto a umidade ou os sais solúveis não tiverem sido totalmente eliminados, a situação persistirá.

Correção: Eliminar eventuais infiltrações. Aguardar a secagem da superfície. Raspar a superfície afetada. Aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes Coral Dulux.

Enrugamento

Causa: Ocorrem quando se aplicam demãos de tinta demasiadamente espessa, ou quando a aplicação é feita sobre a superfície ou em ambientes com temperatura excessivamente quente.

Correção: Remover toda a tinta e aplicá-la novamente, seguindo a recomendação de diluição contida na embalagem.

Fissuras

São trincas estreitas, rasas e sem continuidade.

Causa: Tempo insuficiente de hidratação do cal antes da aplicação do reboco ou camadas espessas de massa fina.

Correção: Lixar e raspar a superfície, eliminando o pó, partes soltas etc. Aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes Coral Dulux. Aplicar três demãos de Coral Sol e Chuva.

Manchas amareladas em paredes e tetos

Causa 1: São provenientes de gorduras, óleos, fumaça de cigarro (nicotina) ou poluição.

Correção: Lavar a superfície com uma solução de água e detergente à base de amoníaco. Deixe secar. Repintar.

Causa 2: No caso de superfície de gesso, são provenientes de extração de solúveis pertinentes ao gesso, pela umidade.

Correção: Como paliativo, aplicar uma demão de Fundo Sintético Nivelador Coral Dulux. Lixar. Remover o pó. Repintar.

Manchas causadas por pingos de chuva

São manchas que aparecem na superfície recém pintada, devido a pingos de chuva isolados.

Causa: Os pingos de chuva provocam a extração de substâncias solúveis que afloram e mancham o filme da tinta.

Correção: Lavar toda a superfície com água.

Obs.: É importante que a lavagem da superfície seja feita o mais rápido possível, pois após alguns dias as manchas permanecerão, o tempo de cura/secagem da tinta látex é de 20 dias. Os acabamentos acetinados e semi-brilho possuem uma maior resistência a esse tipo de ocorrência.

Manchas e retardamento na secagem em madeira

Causa: Podem ocorrer quando a pintura foi feita sobre madeira com resíduos de soda cáustica ou removedor, utilizando na remoção da pintura anterior.

Correção: Remover a pintura. Lavar a superfície com água no caso de resíduo de soda cáustica. Lavar a superfície com Coralraz Coral Dulux no caso de resíduo de removedor. Aguardar a secagem completa da superfície. Repintar.

Mofo, bolor ou fungos

São manchas que aparecem na superfície devido à proliferação de microorganismos em condições favoráveis.

Causa: Constituem-se num grupo de seres vivos vegetais, que proliferam em condições favoráveis, principalmente em climas quentes e úmidos, mal ventilados ou mal iluminados. Produzem o escurecimento da película da tinta decompondo-a.

Correção: Lavar a superfície com uma solução de água sanitária na proporção de 1:1 molhando constantemente a superfície com a solução durante um período de 6 horas. Enxaguar a superfície com água em abundância. Deixar secar. Repintura.

Saponificação

São manchas que aparecem nas superfícies pintadas, provocando retardamento indevido da secagem dos esmaltes e tintas a óleo, deixando a superfície pegajosa.

Causa: É causada pela alcalinidade natural do cal e do cimento que compõe o reboco. Essa alcalinidade, na presença de certo grau de umidade, reage com a acidez característica de alguns tipos de resina.

Correção: Remover a tinta com uso de Coralraz Coral Dulux. Aplicar uma demão de fundo preparador de parede.

Obs.: Em caso de reboco novo, deve-se aguardar a sua cura/secagem (no mínimo 30 dias).

Trincas

Causa: De modo geral, são causadas por movimentos da estrutura.

Correção: Consultar empresa especializada para solução do problema.

Trincas e má aderência em madeira

Causa: Ocorrem quando utiliza-se massa corrida PVA na correção de imperfeições da madeira, uma vez que o produto é indicado para a superfície de reboco.

Correção: Remover a massa corrida. Aplicar uma demão de Fundo Sintético Nivelador Coral Dulux Branco Fosco. Lixar e eliminar o pó. Corrigir imperfeições com Massa para Madeira Coral Dulux. Lixar. Eliminar o pó. Aplicar uma nova demão de Fundo Sintético Nivelador Coral Dulux Branco Fosco. Lixar novamente. Repintar.