Diferença de tonalidade
Devido ao tamanho do ambiente
Causa: Se o ambiente a ser pintado for pequeno e pouco iluminado, pode ocorrer o escurecimento da tonalidade devido à falta de iluminação.
Correção: Se não for possível aumentar a iluminação do ambiente, será necessário clarear a tinta com utilização de branco.
Devido à iluminação do ambiente
Causa: A iluminação utilizada pode influenciar na tonalidade final do produto. Algumas lâmpadas são amareladas (dicroicas, alógenas, incandescentes), outras apresentam cores opacas (vapor metálico) e ainda há lâmpadas que podem tornar o ambiente avermelhado (mercúrio).
Correção: Adquirir uma embalagem de tira teima e realizar um pequeno teste prévio no local.
Em continuações de pintura
Causa: Devido a tinta de fundo já estar seca ou curada.
Correção: Não é indicado fazer retoques ou continuações sobre tintas já secas ou curadas. Será necessária a aplicação de uma demão geral.
Falta de homogeneização
Causa: Isto ocorre devido à homogeneização incorreta do material através da utilização de ferramentas cilíndricas.
Correção: Homogeneizar o produto com ferramenta retangular, antes e constantemente durante a pintura. Não aplicar o material muito tempo após a homogeneização. Se o produto já foi aplicado e apresentou manchas, será necessário aplicar uma demão geral.
Devido ao recorte
Causa: Recortes efetuados com produtos de embalagem de lotes diferentes. Recorte após secagem da tinta. Diluir em excesso a tinta utilizada para o recorte.
Correção: Efetuar o recorte antes da aplicação da tinta em toda a parede e com o produto desta mesma embalagem com a mesma diluição. Recortar e preencher parede por parede. Se já ocorreu a diferença, será necessário aplicar uma demão geral.
Devido à absorção
Causa: Paredes com absorção diferente podem causar esta diferença de tonalidade.
Correção: Aplicação de uma demão geral para nivelar as tonalidades.
Produto ainda úmido
Causa: Comparar a cor com o produto ainda em processo de secagem.
Correção: Aguardar a secagem total do produto.